segunda-feira, 14 de maio de 2012



Na área da educação sempre é cercada de sucessos e aprovações, no decorrer do ensino muitos traumas, problemas, onde algumas dificuldades de aprendizagens começaram aparecer.
Ressaltando que a importância que todos os envolvidos no processo educativo da criança, devem estar atentos na observação nas dificuldades, se é passageiras ou se persistem mais tempo.
Temos vários tipos de dificuldades, como Dislexia, disgrafia, discalculia, dislalia, disortogragia e o TDH (Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade).
Dislexia é um distúrbio na leitura, que afeta também a escrita, evidenciado principalmente a partir da alfabetização.  Ela é detectada claramente quando a criança tenta soletrar e tem muita dificuldade.
Disgrafia é uma alteração da escrita geralmente relacionada aos problemas de percepção e movimento ocorrido enquanto o disgráfico escreve. Para o desenvolvimento da escrita, é necessário o desenvolvimento da coordenação visual e motora para o desempenho da letra, da linguagem para entender as relações entre linguagem escrita.
Discalculia é uma perturbação que se manifesta na dificuldade de aprendizagem do cálculo. Onde encontraremos dificuldades em leitura, escrita e compreensão de números e símbolos. Apresentando dificuldades em aprender ver as horas ou lidar com dinheiro.
Dislalia é uma dificuldade na emissão de uma fala, onde são trocadas as palavras, tornando-as confusas.
Disortografia é uma dificuldade na linguagem escrita, podendo ser uma consequência da dislexia. Ocorrendo a troca de grafemas, desmotivação para escrever, dentre outros.
Já o TDH, é um problema de ordem neurológica, onde aparecem sinais evidentes de inquietude, desatenção, falta de concentração e impulsividade.
Os educadores são importantíssimos na percepção e reconhecimento dessas dificuldades de aprendizagem, por meio da mediação, personalização do ensino e a parceria com a família podem até mesmo solucionar ou minimizar o problema.

Nenhum comentário:

Postar um comentário